Em tempos de uma internet com cada vez mais conteúdo concorrendo para satisfazer o usuário, com mais e mais lojas de e-commerce vendendo os mesmos produtos, é fundamental ter sites e páginas otimizadas para estarem entre os primeiros resultados em sites de busca.
Isso já é algo bem perceptível empiricamente, mas os dados comprovam ainda mais, já que em média, o primeiro resultado orgânico (não pago) das buscas possui uma taxa de acessos de cerca de 30%. Nesse contexto entra o SEO (Search Engine Optimization), que são diretrizes as quais se propõem a tornar páginas da internet mais relevantes dentro das ferramentas de busca.
“A falha na preparação é a preparação para a falha.”
Benjamin Franklin
Pesquisa de Palavras-chave
Palavras-chave são aquelas que definem o eixo central do texto, sendo que através dessas palavras, o usuário conseguirá chegar em seu artigo, ou site. Portanto, são fundamentais na construção de um site relevante.
Para definir as palavras matrizes do seu texto, é importante seguir critérios, alguns deles:
Pertinência ao tema
Volume de buscas
Concorrência (quanto maior, mais difícil alcançar uma boa indexação)
A finalidade do conteúdo
Referências e Links Externos
Os motores de busca levam em consideração o número de sites, e o tamanho dos que fazem referência ao seu com links, de tal forma que as páginas com mais destes, e nos maiores sites, serão beneficiados na indexação.
Isso acontece, pois os indexadores entendem essas referências como votos de confiança de outras páginas, provas da autoridade que determinado site é em determinado assunto.
Evite Repetição de Palavras
Sites como Google, Bing, dentre outros, têm como o seu produto a pesquisa por conteúdo na internet.
Logo, para tornar esse produto mais refinado, possuem vários mecanismos para beneficiar os sites mais propícios a fornecer a melhor experiência ao usuário, e dentre esses artifícios, um deles é reconhecer as páginas que mais repetem palavras e desfavorecê-las.
Afinal, uma das experiências mais frustrantes na internet, é ler um texto repetitivo e com vocabulário fraco.
Esta dica serve não só para aumentar o tráfego, mas também para tornar os artigos ou páginas mais interessantes para o cliente, logo, mais suscetíveis a gerar resultados.
Existem ferramentas gratuitas na web que ajudam nessa tarefa, como o linguistica.insite.com.br, mas a simples releitura do texto já corrige muitos problemas.
URL's Amigáveis
É muito comum na internet vermos endereços de páginas estranhos, com letras e números que não fazem sentido, como www.meusite.com/ikxz99-at3key-z, ou mesmo aqueles gigantes, como "meusite.com/como-arrumar-minha-mala-sem-amarrotar-minhas-roupas-e-ainda-...".
Acontece que, além de aparentar falta de profissionalismo, tais URLs não são bem vistas pela inteligência artificial dos sites de busca.
Por isso, é importante elaborar tais endereços eletrônicos de forma direta, construindo uma semântica, e de preferência, que incluam as palavras-chave da página, evitando, números, acentos, e excesso de subdomínios, os trechos separados por barra.
Velocidade de Carregamento e Otimização Mobile
Estes são fatores mais técnicos, mas é importante conferir com o profissional responsável se o site responde de forma rápida aos comandos, e se sua versão para dispositivos móveis é eficiente.
Seguindo a tendência de tentar fornecer a melhor experiência ao usuário, os buscadores também darão preferência aos sites com as melhores reações na web, com carregamento rápido e que se comportem bem em sistemas de smartphones.
Por isso, todo esse quesito também é muito relevante na otimização para motores de busca.
A partir daí, o dono do site deve procurar plataformas rápidas, redução do tamanho de imagens, e serviços que levem esse aspecto em consideração.
Cuidado Com o Black Hat
Black Hat são técnicas também aplicadas para adquirir vantagem nos indexadores de sites, mas que se aproveitam de brechas do sistema, manipulam as regras, e não estão de acordo com os bons costumes de SEO e aprimoramento da experiência do usuário.
Práticas como, pagar por links externos em geral, duplicar conteúdo, escrever conteúdo oculto no fundo do site, dentre tantas outras técnicas, podem comprometer todo o futuro do seu projeto, visto que a punição para black hat é a perda de muitas posições, ou mesmo, a retirada do seu site dos mecanismos de busca.
Alguns artifícios acabam sendo utilizados ingenuamente por muitos donos de site que não sabiam que os mesmos eram passíveis de punição, dada a sutileza de algumas manobras.
Por isso, é importante se atualizar quanto as regras e conferir periodicamente o Google Search Console, para verificar se o site está sofrendo sanções.
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