Métricas são um meio de acompanhar o desempenho por meio de estatísticas, que são criadas com base em dados coletados frequentemente. Quando falamos das métricas do Instagram, nos referimos a uma forma de mensurar a performance das publicações, dos stories e tudo que está relacionado à movimentação do seu perfil.
Elaborei este artigo para falar um pouco mais sobre esse tema, mostrando o Instagram Insights e os números que podem ser acompanhados por meio deles, as métricas que podem ajudar a monitorar os stories e como acompanhar o desempenho das publicações impulsionadas.
Quer ampliar os seus conhecimentos sobre o assunto? É só continuar a leitura e conferir logo a seguir!
O que você verá neste artigo:
O que são as métricas do Instagram Insights?
“Ou você domina o algoritmo do Facebook, ou ele te domina.”
Pierre Lévy
O Instagram Insights consiste em uma ferramenta oferecida pela plataforma, totalmente gratuita e que mostra as informações a respeito de publicações, stories e seguidores em tempo real. A seguir, mostro algumas métricas que você pode acompanhar por meio dele.
Visitas ao perfil
É uma das métricas mais fáceis de acessar e que fica bem visível, o que é ótimo, pois é uma informação que precisa ser acompanhada constantemente. Como o nome sugere, esse dado aponta a quantidade de pessoas que visualizou o seu perfil dentro do período em questão.
O bom de usá-la é que você pode fazer comparativos com períodos anteriores e avaliar quais estratégias foram bem-sucedidas e quais podem ser aprimoradas para aumentar a quantidade de visitas
Alcance
Já o alcance mostra o número de visitantes únicos que visualizaram suas postagens dentro do período analisado. Assim como a métrica de visitas, é uma excelente maneira de identificar qual é a taxa de crescimento do seu perfil e o que pode ser feito para melhorar esse número.
Impressões
Aqui, estamos falando sobre o desempenho das publicações. As impressões nada mais são do que o número de vezes que seus posts foram vistas na rede. Vale lembrar que, nesse caso, um usuário pode ter visualizado mais de uma vez e, exatamente por isso, você vai notar que esse número sempre será maior que o alcance.
Compartilhamentos
A quantidade de curtidas em uma publicação é fundamental para mostrar o nível de interação dos seus seguidores. Porém, você já parou para pensar na importância dos compartilhamentos? Eles, em geral, mostram que as pessoas gostaram bastante do seu conteúdo a ponto de dividir a informação com outros usuários. Para obter esse número, basta escolher qual publicação você pretende monitorar, tocar em “Ver informações” e procurar qual é o número mostrado no ícone do aviãozinho de papel.
Interações
Entender as interações é fundamental para conseguir avaliar a taxa de engajamento do seu perfil. Nesse caso, considera-se a quantidade de comentários, curtidas e salvamento das publicações.
Salvos
Essa informação também é muito valiosa, pois mostra que os seguidores gostaram tanto de um conteúdo, que acharam relevante o suficiente para salvá-lo em seus perfis para consultar posteriormente — o que pode acontecer quando a pessoa não tem tempo de ver com calma no momento, mas confiou o suficiente para salvar o post, quando quer ter uma referência ou mesmo quando precisa de algo que pode encontrar com facilidade.
Cliques no site
Você também pode acompanhar como o seu perfil ajuda a gerar tráfego para o seu blog, site, YouTube, conversa direta no WhatsApp ou loja virtual, por exemplo. Sendo assim, essa métrica do Instagram permite que você veja a quantidade de cliques no link que está disponível na bio.
Horários de maior atividade
Todo mundo que gerencia uma conta nas redes sociais quer saber quais são os horários mais propícios para fazer as publicações, a fim de obter um alcance mais satisfatório. Na aba “Público”, dentro dos Insights, basta ir até o lá embaixo, na seção “Seguidores”. O gráfico disponibilizado vai mostrar quais são os números.
Porém. é importante frisar que esse número não é algo determinante para o sucesso do seu perfil, uma vez que é possível conseguir um engajamento satisfatório mesmo publicando fora dos dias e horários considerados mais favoráveis.
Taxa de engajamento
Para entender a taxa de engajamento do seu perfil, é feito um cálculo que considera:
Taxa de engajamento = número médio de interações / quantidade de seguidores da página
É importante que você faça esse cálculo usando as informações do mesmo período. Assim consegue entender qual foi o engajamento em determinadas épocas.
Além disso, também pode avaliar qual é a taxa de engajamento por post. Que é encontrado a partir do seguinte cálculo:
Taxa de engajamento por post = número de interações do post / pelo alcance que a publicação teve em determinado período
Crescimento de seguidores
A evolução do crescimento do número de seguidores nada mais é do que a quantidade de fãs que a sua página conseguiu conquistar em um determinado espaço de tempo. Esse número é ótimo para ver até que ponto a sua estratégia tem sido eficaz para ajudar o perfil a se expandir na rede.
Porém, o ideal é que você vá além desse número e faça o cálculo de qual foi o saldo do crescimento real, ou seja, considerando a quantidade de unfollows que o seu perfil sofreu dentro do mesmo período. Dessa forma, consegue-se visualizar qual foi o desempenho verdadeiro no que diz respeito ao aumento de seguidores.
Características da audiência
A gente sempre fala aqui sobre a importância de conhecer o seu público na hora de estabelecer um planejamento para a gestão das redes sociais, certo? Você sabia que parte das informações podem ser obtidas pela própria rede social?
Mesmo que você já tenha a sua persona bem-definida, o desempenho das suas publicações mostra quem são, de fato, as pessoas que se envolvem com o seu perfil na plataforma. Assim, fica mais fácil produzir conteúdos ainda mais direcionados para a sua audiência.
Você pode identificar quais são as localizações, faixa etária e gênero dos usuários que interagem com a sua página e as suas publicações. Com base nesses dados, fica mais fácil fazer a segmentação dos anúncios e ajustar a linguagem e o tom de voz para se comunicar melhor.
Quais são as métricas para análise do Instagram Stories?
O bom de acompanhar as métricas do Instagram é que você também pode monitorar qual é o desempenho das suas publicações nos stories. A seguir, mostro alguns dos números mais relevantes para se avaliar.
Interações nos stories
Aqui, você pode identificar quantas ações foram realizadas nos stories postados em seu perfil. Entre elas, estão:
a quantidade de pessoas que responderam;
quantos seguidores compartilharam o story com outras pessoas;
qual é o número de usuários que visitaram o perfil depois de visualizarem os stories;
a quantidade de cliques na bio depois das visualizações;
quantos usuários clicaram nas figurinhas usadas nos stories (como hashtags e marcações de outros perfis).
Saídas do story
Essa é uma das pouquíssimas métricas do Instagram que você vai querer ver com o número baixo. Trata-se da quantidade de usuários que pularam os seus stories. Portanto, se esse indicador estiver elevado, é hora de repensar a sua estratégia, já que, provavelmente, você não está publicando conteúdos do interesse da sua audiência.
A saída para isso é avaliar o tipo de conteúdo que eleva esse dado e o que pode ser feito para melhorá-lo, o que inclui deixar o tema de lado e tentar explorar informações mais valiosas (do ponto de vista do seu público).
Toques para voltar do story
Quer entender melhor os conteúdos que têm potencial de sucesso? Não deixe de acompanhar a métrica que mostra a quantidade de toques para voltar do story. Ela sinaliza que os usuários voltaram para ver a publicação novamente (o que é sinal de que ela foi muito boa) ou que eles não querem perder o post de forma alguma. Sendo assim, se esse número for alto, é sinal que a sua estratégia funcionou muito bem.
Quais são as métricas para análise de publicações impulsionadas?
Além de todas as métricas que você acompanha para as suas publicações normais no feed e nos seus stories, é possível acompanhar números extras quando algum conteúdo é promovido. São eles:
quantidade de usuários que viram o post promovido;
número de visitas ao perfil;
número de engajamento;
número de impressões;
valor investido na ação;
dados demográficos sobre a audiência (localização, gênero e faixa etária, por exemplo).
Você também pode fazer um comparativo entre o post que foi patrocinado e o mesmo conteúdo publicado organicamente no perfil.
A informação do desempenho dos posts patrocinados servem para identificar se o seu objetivo com a criação do anúncio está sendo atingido. É provável que, mesmo com bastante engajamento e um alcance satisfatório, você não consiga a quantidade de conversões que foram planejadas para a campanha em questão.
Sendo assim, sempre avalie suas publicações patrocinadas considerando a taxa de cliques (se tiver usado algum link no anúncio) e, principalmente, se o seu público-alvo foi definido de maneira eficaz.
Você pode acompanhar essas métricas do Instagram diretamente na plataforma. Porém, elas ficam dispersas, o que pode dificultar e tornar o processo de análise mais demorado que o ideal. Por isso, é recomendável que se utilize uma ferramenta que centraliza todas as informações em dashboards, com os dados apresentados em gráficos, o que facilita bastante a visualização.
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