Para aumentar as suas conversões em vendas, você deve trabalhar na obtenção de depoimentos. Como você coleta depoimentos de clientes? Você simplesmente pergunta a eles? Isso só funcionará se o seu produto ou serviço corresponder às expectativas dos clientes.
Quando você executa qualquer campanha de marketing, você o faz para aumentar o conhecimento da marca e a reputação e, assim, atrair novos leads para gerar conversões. Os depoimentos de clientes são uma das táticas de marketing mais influentes que você pode usar para atingir esses objetivos. Existem vários estudos que sustentam que, como forma de marketing “boca a boca (WOM)”, os depoimentos têm muito peso.
Os depoimentos podem expandir seus negócios das seguintes maneiras:
“Um Cliente Satisfeito é o Melhor Marketing Que Uma Empresa Pode Ter.”
Samuel Magalhães
Melhore a credibilidade da empresa
Você não deve ter como certo que os clientes acreditarão em seus produtos apenas porque você acredita ou manda. Apesar de suas muitas garantias, os clientes terão inúmeras dúvidas sobre seus produtos ou serviços, tais como:
Eu não quero ser roubado. E se este produto não funcionar conforme anunciado?
Só experimentarei este produto se outras pessoas estiverem satisfeitas com ele. Existem outras empresas que recomendam esta marca?
Preciso ver uma prova de que isso realmente resolverá meus problemas. Eu vou fazer o meu dinheiro valer a pena?
Testemunhos fornecem prova social. Eles são verossímeis porque, ao contrário de um representante de vendas que é pago para dizer coisas boas sobre sua marca, os clientes falam coisas boas sobre sua marca porque realmente a experimentaram. Normalmente, os compradores em potencial nem precisam conhecer a pessoa que está escrevendo o depoimento para confiar no que ela está dizendo. Observe, no entanto, que depoimentos pagos não funcionam. Um cliente intuitivo verá através deles e avisará os outros sobre isso.
Conecte-se com clientes potenciais em um nível emocional
Além de ajudá-lo a divulgar sua marca, os depoimentos também criam uma conexão emocional com seu público. As emoções desempenham um grande papel na tomada de decisões. Antonio Damasio, um neurocientista, estudou o cérebro de pessoas com lesões em partes do cérebro responsáveis pela geração de emoções.
As empresas que contam com esses estudos elaboram mensagens de marketing que estimulam diferentes emoções, como felicidade, raiva, preocupação, surpresa, tristeza. Da mesma forma, os depoimentos entusiasmam o seu público, que então se inclina a comprar porque deseja experimentar a mesma satisfação ou felicidade que os outros sentem.
Use o poder da narrativa para chamar a atenção
Embora possa não parecer, todo depoimento é uma história sobre um comprador (o herói) que está em busca de resolver um problema e que finalmente encontra uma solução depois de recorrer ao seu negócio. A pesquisa mostra que somos geneticamente programados para pensar em termos de narrativas. Marcas que exploram essa característica humana puxam as pessoas para uma trama com suas mensagens e, como tal, obtêm mais sucesso com suas campanhas.
Uma história que termina com os clientes finalmente alcançando um final feliz quando recorrem a você, de fato, ajuda muito a persuadir novos leads a prestarem mais atenção ao que você tem a oferecer
Construir a fidelidade do cliente
Altos níveis de envolvimento com uma marca automaticamente criam uma conexão e fora da conexão, a lealdade é criada. Os clientes leais indicarão outros e se você continuar a fazê-los felizes, eles “darão uma folga” sempre que as coisas derem errado.
É por isso que você deve considerar cada transação e cada compromisso como uma oportunidade de fazer seus clientes se sentirem valorizados. Ao fazer isso, você obterá depoimentos deles organicamente.
Os clientes praticam seu "argumento de venda" de referência
Pense em uma época em que você sabia o que queria dizer, mas simplesmente não conseguia colocar em palavras. Você provavelmente estava conversando com seus amigos sobre um novo gadget ou aplicativo que comprou. Mas quando te perguntaram, “então o que há de tão bom nisso?”, Você percebeu que não tinha uma boa compreensão dos motivos. Claro, o produto te impressionou, mas você não sabia como expressar isso.
Este cenário não é único. As palavras falham o tempo todo porque não praticamos escrevendo tudo ou lendo algo em profundidade. Quando isso acontece, experimentamos sentimentos desconfortáveis.
Escrever uma referência força o redator a prestar atenção ao que ele está dizendo e remove quaisquer bloqueios mentais que possam surgir no caminho. Além do mais, quando você tem um bom conhecimento dos detalhes de um produto, você se torna uma autoridade confiável para sua família, amigos, colegas e outras pessoas. Isso é o mesmo para seus clientes. escrever um depoimento lhes dá a oportunidade de expressar o que sentem sobre sua marca, portanto, quando questionados sobre isso, eles já têm os detalhes disponíveis.
Melhorando a lealdade da equipe
Pedir aos clientes que elogiem sua equipe é uma ótima maneira de mostrar aos clientes que:
Você aprecia o esforço da sua equipe
Você reconhece que o sucesso da sua marca não é apenas obra sua, mas o resultado de um esforço concentrado
Por sua vez, quando os membros da equipe se sentem valorizados, eles investem ainda mais em seu sucesso. A apreciação da equipe também reduz o desgaste e atrai os melhores talentos.
Compartilhamento
Além de ser uma ótima plataforma de escuta social, a mídia social é uma das melhores plataformas para angariar publicidade para sua marca. Embora você possa ficar tentado a fazer seus argumentos de venda nas redes sociais, os depoimentos são mais compartilháveis. Seus fãs irão compartilhar seus depoimentos com seus fãs, que irão então compartilhar com seus fãs e assim por diante. É um boca a boca muito eficaz. Além do mais, se você incluir o url do seu site em suas postagens, obterá muitos cliques, tudo isso sem fazer um discurso de vendas.
Taxas de cliques (CTR) mais altas
Em 2016, a Brightlocal conduziu um estudo com 6.283 consumidores para descobrir como os comentários afetaram os cliques nas avaliações. Eles descobriram que as listagens com classificações de 5 estrelas atraíram mais cliques do que as classificações de 4 ou 3 estrelas. Curiosamente, uma classificação de 1 ou 2 estrelas atraiu menos cliques do que listagens sem classificação.
Este estudo mostra que as empresas com avaliações excelentes atraem mais leads. Por outro lado, uma avaliação baixa ou negativa mostra que uma empresa tem uma reputação ruim e tem um impacto negativo na geração de leads.
Aproveite as vantagens do marketing de vídeo
Os testemunhos em vídeo são uma forma eficaz de impulsionar a prova social. No que diz respeito ao conteúdo, o vídeo ocupa uma posição superior na cadeia alimentar em termos de facilidade de consumo, valor de entretenimento e aumento da confiança do cliente.
Quando as pessoas se filmam falando sobre seus produtos ou serviços, elas se tornam a “cara do seu negócio”. Eles também estão colocando sua reputação em risco, um fato que por si só gera confiança, já que poucas pessoas fariam isso por uma marca que não possuem.
Aparecer nas classificações de pesquisa
No início da postagem, mencionamos que as empresas com classificações mais altas atraem um número maior de cliques. Para que isso aconteça, você precisa primeiro aparecer nos rankings de busca. Quando os visitantes realizam uma consulta, o Google agrega classificações de resenhas de sites de resenhas confiáveis e determina quais empresas retornar nas classificações de pesquisa.
Se você não coleta depoimentos de seus clientes há algum tempo, é necessário verificar a atualidade de seus depoimentos. A maioria das empresas não atualiza depoimentos porque pedir um depoimento aos clientes é estranho. Mas o que você precisa saber é que os mecanismos de pesquisa promovem sites que são atualizados com frequência.
Implementar o Google Avaliações do Consumidor é uma maneira fácil de fazer com que os clientes avaliem você após a finalização da compra. Ele também o qualifica para um emblema da Pesquisa de opinião Google, que pode ser exibido em seu site.
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