O Canva, para Instagram, representa uma ferramenta de imenso potencial. Aprenda como fazer posts para o Instagram com o Canva nesse artigo.
Hoje em dia, a importância de manter os perfis nas redes sociais sempre ativos e originais é imensurável. Isso é especialmente verdade para empresas e profissionais liberais, que muitas vezes dependem desses canais para captar novos clientes.
Assim, toda ferramenta que facilite esse processo é super bem-vinda. O Canva se destaca como uma das mais completas plataformas de criação, simples de usar e com muitos recursos gratuitos.
Pensando nisso, criei esse artigo para ensinar como usar o Canva para Instagram.
Os depoimentos podem expandir seus negócios das seguintes maneiras:
“Um design é bem-sucedido quando cada detalhe tem um porquê”
Rafael Lazr
O que é o Canva?
O Canva é um aplicativo web, com o objetivo de facilitar o processo de criação e design de diversos elementos gráficos. O catálogo de templates é super extenso, incluindo desde modelos para profissionais do marketing e redes sociais até aqueles para uso pessoal.
Planejadores, convites, cartões, panfletos, e até currículos: o Canva disponibiliza layouts pré-prontos para dar uma cara mais profissional para suas criações.
Nesse artigo, vamos focar em apenas um dos aspectos dessa abrangente ferramenta de criação: os formatos de posts para redes sociais. Mas especificamente, os modelos e recursos direcionados ao Instagram.
No Canva para Instagram, você tem a opção de criar os seguintes conteúdos:
Post para Instagram (feed)
Story do Instagram
Anúncio para o Instagram
Post animado para o Instagram
Anúncios para os Stories
Para acessar todas as opções, basta fazer login na sua conta do Canva e escolher “redes sociais” e, em seguida, “Instagram” no menu “O que você vai criar?”.
Como usar o Canva?
Criar conteúdo no Canva é super simples. Você vai precisar criar uma conta no aplicativo web, mas fique tranquilo: a maioria dos recursos que você vai precisar são gratuitos.
Você pode criar uma conta, ou usar sua conta do Google, ou Facebook para logar. Para isso, é só acessar a página do Canva e clicar em “Registre-se” no canto superior direito da tela.
Vinculando seu perfil do Instagram
Um recurso muito interessante do Canva para Instagram é o que permite vincular o perfil do Instagram. O processo é simples, e bata seguir esses passos:
Faça login no Canva ou crie uma conta se é sua primeira vez usando o aplicativo.
Clique em “Criar um Design” na página inicial da plataforma e escolha o template. Por exemplo, “Post para Instagram”
Na plataforma de edição do design, clique no botão “Mais”, no menu lateral esquerdo.
Várias opções de redes sociais e aplicativos irão aparecer. Escolha o Instagram.
Ao clicar em “Conectar”, você será redirecionado para o login no seu Instagram.
Após logar na sua conta, é só clicar no botão “Allow” ou “Permitir” para concordar com o compartilhamento das suas informações do Instagram com o Canva.
Esse processo permite que todas as suas fotos do Instagram estejam disponíveis para edição no Canva. Agora, além de editar todas as suas fotos rapidamente, também é possível postá-las diretamente no Instagram, sem precisar fazer o download.
Vale lembrar que o agendamento de conteúdo para redes sociais é uma função premium. Isso é, será preciso assinar algum plano do Canva para usar essa opção.
Fazendo download das imagens e postando manualmente
Claro, pode ser que você não queira vincular sua conta do Instagram ao Canva por qualquer motivo. Isso é muito comum entre designers, que são responsáveis pela produção de conteúdo para redes sociais de muitos perfis diferentes.
Outro motivo para não usar o recurso é se você já usa outro planejador de conteúdo para fazer suas postagens, por exemplo.
Em todo caso, se você não quiser postar no Instagram diretamente pelo Canva, ainda pode aproveitar a plataforma no processo de criação.
Para isso, basta fazer os posts normalmente. Quando estiver satisfeito com o resultado, é só clicar em “Baixar” no canto superior direito do editor.
No menu de download, é possível escolher o formato do arquivo, ajustar o tamanho e selecionar quais páginas do design você quer baixar.
No caso de um projeto com múltiplas páginas, cada uma será salva em um arquivo de imagem único. O download será um arquivo compactado contendo todas as imagens.
Recursos interessantes do Canva para Instagram
Agora você já sabe o básico sobre usar o Canva para Instagram. No entanto, como mencionamos, essa é uma plataforma super completa, com recursos incríveis.
Alguns deles merecem um destaque especial, por serem especialmente úteis para quem está usando o Canva para criar o conteúdo das redes sociais para seu negócio. Vamos falar um pouco mais sobre eles:
Templates editáveis
Hoje em dia, é super natural que pequenos empreendedores e profissionais liberais cuidem das redes sociais do seu negócio. Afinal, contar com uma equipe de marketing não é viável para todo mundo.
Isso já representa um acúmulo de funções. Não é fácil gerir suas redes sociais além de fazer seu trabalho normal. E se você precisa criar posts com vários elementos gráficos, tudo ficou mais complicado ainda.
Além de empreendedor, gestor e analista de marketing, você agora precisa ser um designer também! Aí fica difícil, não é mesmo?
Por sorte, plataformas como o Canva estão aí para facilitar. Trata-se de um recurso completo o suficiente para satisfazer profissionais da área, porém acessível e fácil de usar. Isso permite que quem não é especialista no assunto possa aproveitar o potencial da ferramenta.
Se esse é seu caso, os templates editáveis serão seus melhores amigos! Tudo já vem pronto: cores, tipografia, alinhamento dos elementos… É só trocar o texto e fotos e publicar.
Fotos de Stock
Falando em fotos, o Canva também disponibiliza uma enorme variedade de imagens Stock. Isso é, fotos que você pode usar livremente no seu design.
Esse pode ser um recurso valiosíssimo para profissionais que não têm um produto para fotografar – como médicos, advogados e outros profissionais liberais.
Algumas das fotos podem ser compradas ou precisam de uma assinatura premium. No entanto, há uma boa variedade de imagens gratuitas na plataforma.
Elementos de Tipografia
Tipografia, ou o alinhamento e aspecto das letras na sua arte, é um assunto mais complicado do que parece. Uma tipografia bem feita pode ser a diferença entre um post com aparência limpa e profissional e algo que parece amador e feito sem atenção.
Os elementos prontos de tipografia do Canva são incríveis! Você encontra diversas combinações de fonte perfeitas, e só precisa editar o que está escrito.
Isso economiza tempo e, novamente, ajuda muito quem não é especialista em design.
Elementos gráficos
Se você precisa de desenhos, texturas ou até adesivos animados no seu post, o Canva também conta com uma biblioteca completa. Você conta cm figuras, vídeos e até áudios interessantes, a maioria de graça.
Compartilhamento para o time
O Canva conta com recursos de compartilhamento muito parecidos com os do Google Drive. Assim, se você trabalha em um time ou precisa apresentar o conteúdo para um cliente, é muito fácil compartilhar.
Para acessar as opções, é só clicar no botão “Compartilhar”, que ficar ao lado da opção para baixar o conteúdo.
É possível criar diversos times para compartilhar, além de adicionar e-mails à parte nas opções de compartilhamento. Você também pode configurar se outras pessoas podem editar ou apenas visualizar o conteúdo.
Planejador de conteúdo
O planejador de conteúdo é um recurso premium do Canva. Isso é, você precisa assinar o serviço para ter acesso a essa ferramenta.
Através do planejador, você pode agendar os seus posts diretamente no Canva. Assim, não é necessário baixar a imagem e nem postar manualmente. Essa é uma solução incrivelmente útil para quem não tem muito tempo disponível para gerenciar suas redes sociais.
Caso esteja interessado, é possível avaliar o serviço de assinatura premium gratuitamente por 30 dias.
Kit de marca
Esse é outro recurso premium, mas de valor inestimável para quem precisa manter a identidade visual da marca. Com o Kit de Marca, é possível configurar conjuntos de logotipos, cores e tipografias.
Assim, você consegue padronizar o conteúdo sem esforço. Todas as cores e elementos que você sempre usa estão à mão.
Elementos animados
Muitas pessoas só fazem Stories usando o editor do próprio Instagram. Os recursos são limitados e é difícil fazer edições mais complexas, mas a defesa é sempre a mesma: é o único jeito de usar os adesivos animados.
No Canva, esse problema é coisa do passado. Você tem acesso a templates muito mais chamativos e pode colocar os elementos animados na própria plataforma.
Ainda, é possível montar o template no Canva e colocar os adesivos interativos do Instagram por cima dos locais indicados.
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