A avaliação da concorrência consiste em uma ação tradicional no mundo dos negócios. Deixar de realizá-la é um deslize que você não pode cometer, principalmente se quiser se destacar e encontrar novas oportunidades de mercado.
Não sabe o que fazer para se destacar? Continue a leitura e confira cinco maneiras de ser destaque entre seus concorrentes!
Acompanhar os passos dos seus concorrentes é uma excelente forma de comparar as empresas, descobrir novos processos e práticas que proporcionam resultados positivos e, ainda, conservar o nível de competitividade organizacional.
Essa medida auxilia no desenvolvimento de estratégias para o sucesso do seu negócio, algo em que muitas empresas pecam pela falta de uma estratégia sólida.
“Eu gosto do impossível porque lá a concorrência é menor.”
Walt Disney
1. Identifique os concorrentes
Existe concorrência em qualquer ramo de atuação. Mas há empresas que são concorrentes mais diretos, no sentido de ofertarem serviços e produtos parecidos com os do seu estabelecimento. É aí que se apresenta a necessidade de investigar outras lojas e avaliar o mercado.
Além dessa pesquisa, tente entender melhor como o cliente reconhece seu negócio. Ou seja, pergunte a ele sobre o diferencial da sua loja e do que ainda sente falta, visto que ele poderá encontrar em outro lugar.
2. Capacite seus colaboradores
Treinar a equipe pode parecer uma ação cara para vários empresários. Porém, quando bem realizada, costuma valer a pena. Ao elaborar um programa de treinamento para os colaboradores, a primeira medida é fazer um diagnóstico. No caso, é necessário levantar os seguintes questionamentos:
Entre os setores em que as melhorias são fundamentais, quais são os prioritários?
De tudo o que pode ser ensinado, o que é mais essencial?
Qual curso pode ser oferecido aos bons colaboradores para que fiquem ainda melhores?
Quando você tiver as respostas em mãos para embasar a criação do programa de treinamento, seu negócio pode conseguir se destacar dos concorrentes. Afinal, pessoas capacitadas geram melhores resultados.
3. Fortaleça a imagem da sua marca
Várias empresas deixam o mercado por perderem espaço para a concorrência e não conseguirem alcançar os clientes. Então, o empreendedor precisa fortalecer sua marca, vender o produto ou serviço e ser persuasivo o suficiente para convencer o consumidor desse valor e se destacar da concorrência acirrada.
Nesse sentido, o marketing pode divulgar o nome do seu estabelecimento e fazer com que seu negócio seja mais conhecido pelo seu público e pelo mercado.
4. Aposte na inovação
Organização com melhor desempenho em inovação é mais propícia a crescer e superar os concorrentes. Entretanto, muitos empreendedores não sabem o que é inovar. Essa inovação pode ocorrer:
nos produtos;
na experiência de compra;
nos serviços oferecidos;
no pós-venda;
na comunicação;
no modelo da loja;
nos processos internos.
Isso vai melhorar a eficiência da empresa e, consequentemente, seus resultados em relação à diminuição de perdas, gestão de estoque, entre outros pontos que envolvem o negócio.
5. Realize monitoramento constante
Não pense que essa avaliação dos concorrentes se faz somente uma vez. É necessário realizá-la com frequência, ou seja, a cada semestre ou ano, independentemente da sua área de atuação. O mercado está em constante transformação e sempre aparece alguém para competir pela preferência do consumidor. Portanto, é bom ficar de olho.
Realizar esse trabalho é primordial para manter a sua marca competitiva no mercado e se destacar dos concorrentes. Dedique uma boa quantidade de tempo às pesquisas e à avaliação dos dados, a fim de ter uma base melhor para elaborar estratégias que coloquem você em primeiro lugar na mente do público.
Gostou das dicas? Então, aproveite para aprender mais entrem em contato e agende uma consultoria gratuita.
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